quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PERPLEXIDADE



Hoje comecei este post pelo título, algo que jamais havia feito até então. Quando "as palavras perderam o sentido", como o Carpinejar escreveu sobre o ocorrido em Santa Maria, talvez eu, na minha ignorância, concentre tudo nesta palavra: perplexidade. Inexplicável, dolorido, triste. Chorei o dia todo no domingo; escrevo o post com os olhos lacrimejando. Não tenho palavras, e acho que elas são insuficientes nestas horas onde vemos que somos tão pequenos. Apenas sinto. Muito.

Sem querer falar sobre o ocorrido, fiquei chocada com algo que, há tempos, venho observado (obrigada @mariaritamm pelo toque, já que não tinha atentado para o fato até então). Você já parou e leu alguns comentários feitos em sites? Nem falo nada da pessoa se esconder atrás do anonimato, já que a carapuça serve conforme o tamanho da cabeça, mas não me conformo com algumas piadinhas. Não postarei nada aqui, mas entra em qualquer portal e pegue as matérias. Veja os comentários. Jura que tem gente que brinca nestas horas? Jura que tem gente que, no mínimo por respeito, não se cala quando tudo o que tem para falar é bosta inadequado? Que valores norteiam estas coisas pessoas? Elas se acham engraçadas? Tem seguidores/simpatizantes? Elas realmente acham que estão abafando?

Estou cada dia mais velha de espírito, o que piora e muito minha verve de achar graça nas coisas. Várias piadas, olha, sem comentários. Não tenho senso de humor? AMÉM por isso então. Brincar com coisa séria é igual brincadeira de mão (quem é do interior sabe o que é isto) => uma hora dá merda. E cansa.

Sei lá, penso se não vivo num mundo diferenciado em relação á maioria das pessoas. Já cheguei a pensar que os que postam barbaridades estariam brincando. Não é possível que alguém pense o que eles escrevem lá. Mas a @mariaritamm me abriu os olhos. Infelizmente, tem MUITA gente que pensa em coisas que não parecem caber no século XXI. Mas cabem. Nem que sejam forçados goela abaixo.

Ai eu paro para pensar e me arrepio: pior que eles são vários, estão espalhados por entre nós, se escondem atrás do anonimato e não tem um post it na testa informado, no mundo real, o que realmente escondem atrás de seus sorrisos perfeitos. Posso estar mais perto de um boçal do que imagino (como já estive mas fui liberta). E penso: se as pessoas escrevem isto é porque pensam assim. Se pensam, é porque tem estas coisas dentro deles. Aprendi que devemos analisar os atos das pessoas, não seus discursos e palavras ocas. Elas então concordam com o que escrevem? Fariam as barbaridades que pregam? Se fosse com parentes elas também brincariam com os ocorridos? Maltratariam animais? E continuariam covardes, rindo atrás da tela de um computador ao invés de assumirem a responsabilidade por seus atos? Se fosse aberto, eles ainda assim explicitariam o que são?

Infelizmente, acho que a maioria das perguntas acima são... retóricas.


PS - pensei muito em extravasar minha dor escrevendo sobre Santa Maria. Nada do que eu escrevi chegou perto do que eu queria expressar. Nada! Mas fica toda minha energia aqui, entre lágrimas, de FORÇA para todos os envolvidos. FORÇA. E que, se possível e cada um a seu tempo, todos se recuperem. Meu Pai, que tristeza...

6 comentários:

  1. amiga querida,

    troco o "mais velha de espírito" por "mais rica em discernimento" sem nem pestanejar, sem medo de errar. é isso, meu bem, e isso é muito bom.

    bonito texto. tava com saudades cavalares de te ler.

    beijoaconchegante

    iza =)

    ResponderExcluir
  2. Eu também não consigo engolir as atrocidades que se falam por aí e também como as pessoas querem culpar qualquer um pelo acidente e acabam culpando as próprias vítimas. Tá cada vez mais cada um olhando pro seu próprio rabo.

    ResponderExcluir
  3. Karina...
    caixas de comentários são sucursais do inferno. Faz um mal danado visitá-las com muita frequencia. Saudade. Bj.

    ResponderExcluir
  4. Além dos que fazem piadinhas sem graça... tem os que inventam histórias...

    Tinha um comentário mais ou menos assim: uma moça dizendo que estava com o namorado, dançando, qdo ela olhou pra cima e viu o fogo, puxou ele pelas mãos e foram até a saída onde o segurança estava fechando as portas, só tinha uma fresta e ele a empurrou pra fora, ela ligou pros bombeiros e só lembra q viu o rosto dele todo cinza por causa da fumaça e com lágrimas nos olhos... aí ela recebe SMS dele "meu amor, sei que não vou conseguir sair, mas não se esqueça q te amo, seja forte"

    Posso estar sendo incrédula demais, mas imagina um cara q está correndo risco de morrer queimado, empurra a namorada pra fora e não consegue sair (???) e tem tempo suficiente pra mandar um SMS...
    Será que ele postou uma foto no face tbm? E ainda escreveu #partiu

    Me poupe.... Acho um desrespeito ficar inventando histórias com a dor alheia.

    ResponderExcluir
  5. Eu tento ignorar o que escrevem, mas é mais forte do que eu... e SEMPRE tem algo pra me deixar descrente...

    ResponderExcluir