terça-feira, 16 de junho de 2015

sobre spoilers



spoiler, caso você não saiba, é dar detalhes a respeito de algo antes desta pessoa ter vivenciado aquilo. exemplo clássico: antes de você ver um filme, alguém te conta que X morre no final e quem matou foi o marido. (procura no google ou wikipedia ou dicionário a definição bonita e correta da coisa, mas acho que me fiz entender. assim espero! oremos!)

então quem já leu uns posts por aqui sabe que eu a-d-o-r-o seriados. vários! e quando começo a ver um fico totalmente ligada naquilo, estilo novela Avenida Brasil, lembra, quando muita gente só saia de casa depois da novela?

e neste último domingo aconteceu o último episódio da quinta temporada de Game of Thrones (GoT para os intimos), série de fantasia da HBO que, após o susto inicial dos primeiros episódios, é absolutamente viciante. e, antes e depois do episódio, nos facebooks e twitters da vida, o que mais se via era xingamento relacionado às ocorrências do episódio em si e... dos spoilers divulgados.

te pergunto: você é do grupo "que merda esse povo dando spoiler não quero saber lálálálálá - você canta enquanto tapa os ouvidos e dá pulinho" ou "meu, quero saber tudo, me conta"?

amigo, pare e pense: se você pudesse ter algum spoiler sobre sua vida, vocÊ não iria querer ver? não? nunca? jura?

você é então a) um ser evoluído ou b) gosta de emoções fortes ou c) (sua vidinha deve ser bem enfadonha então) você gosta de emoções fortes (sim, é apenas uma releitura mais completa da alternativa b).

"ah, mas perde a emoção saber o que ocorre antes", ou suas variantes "ah, assim perde a graça", etc. vai me dizer que você nunca leu um livro antes do filme? isto é um auto-spoiler também. você pode até ter se decepcionado com o que foi filmado, mas honestamente, o impacto ao ver não é diferente ao ler e imaginar?

confesso que já me incomodou mais saber o final da estória. até que aconteceu o filme A Lista de Schindler na minha vida, que eu vi no cinema com uma amiga e o irmão dela. eu sabia detalhes do filme, detalhes de cenas do filme. mas NADA poderia me preparar para VER aquelas cenas. lembro que quando o filme acabou o cinema inteiro começou  a aplaudir e várias pessoas ficaram sentadas chorando, não tentando recuperar a dignidade e desinchar os olhos, mas sim parar de convulsionar de tantas lágrimas derramadas.

neste dia - mentira, foi depois pensando sobre isto, sobre eu don´t care about spoilers - vi que por mais que a gente saiba que o Jack Dawson morria congelado no final de Titanic, por mais que soubéssemos a estória da menininha de vestido vermelho no filme da Lista de Schindler, por mais que você já tivesse lido o livro A Culpa é das Estrelas, ao VER as cenas, a coisa muda de cor.

não existe aquele ditado "o que os olhos não veem o coração não sente"? este ditado define como spoilers funcionam para mim. deve ter alguma biomecânica envolvida, mas quando VEMOS e SENTIMOS aquele momento, tudo ao mesmo tempo agora, a coisa é diferente, repare nisto.

fica a dica então para dizer que eu, alguém que não sou curiosa no sentido de "blá blá blá mas isto não posso te contar" whatever, eu não me importo, não ligo para spoilers. pode me contar o fim do filme com detalhes. porque eu sei que, ao vivenciar aquilo, a coisa terá um significado único para mim.

e te confesso: se eu tivesse spoilers da vida, agarraria aquilo com unhas e dentes e tentaria esmiuçar a coisa.

porque não é porque você sabe o final do filme que aquilo não te causará impacto. e de impactos profundos, já chega os que vem sem nem avisar, deixando as vezes a gente com a cara na poeira...


Um comentário:

  1. eu leio os livros. o que me faz dar spoiler em mim mesma o tempo todo, e nem por isso deixar de assistir os episódios com emoçäo.
    acho que há poucas coisas mais emocionantes do que ver (e näo apenas ler) as cenas que você já leu... além perceber como um livro é täo rico e deixa tantas portas abertas a imaginaçäo (meu aragorn era muito mais bonito do que viggo mortensen...)

    ResponderExcluir