quinta-feira, 4 de outubro de 2012

IVANAS


Ouvindo Feel, aqui.

Sou noveleira assumida. Como geralmente só consigo ver na TV aos sábados - pretendentes, saibam que só estou disponível após o final das novelas, ok? - assisto quando dá pela net mesmo. Então aproveito o espaço aqui para tecer um comentário sobre uma personagem da novela das 21 que me incomoda MUITO, apesar de ela não receber os holofotes como a Carminha e a Rrrrita. Tenho uma relação de amor e ódio com a Ivana. Sim, a irmã do Tufão e esposa do Max. E é sobre ela que te pergunto: você não conhece várias "Ivanas" por ai? E mais, você já não teve seu momento Ivana na vida?

A Ivana tem o apelido carinhoso de Bujão entre os amantes Max (marido dela) e Carminha. Ela é "normal", não a vejo gorda. Ela trabalha (para mim é a única personagem que acho que realmente tem um trabalho neste núcleo da novela), tem crises de infantilidade quando junto ao marido e, puta merda, ela é carente. Ela é a estampa da carência! Já teve provas de que o marido, além de ser um encostado na vida, não era santo e olhava para os rabos de saia alheios. E ela sempre continuou com ele. A culpa é das outras vadias que jogam charme para seu marido. A culpa nunca é dele. Ele é vítima. Ele não fica em emprego algum porque ele nunca deu sorte. Nada a ver o fato de ele não ir atrás, isto é outro assunto. Lendo isto e pensando nas cenas, me diz: você não conhece algumas Ivanas por ai?

Penso nisto com a Ivana: a carência dela sufoca. Seu marido, ainda que torto e com defeitinhos, é melhor do que nenhum marido. Autoestima é algo que ela nunca soube nem o que é. Dai chega um bonitão que olha para ela. Ele pode até tentar se desvencilhar disto, mas ela jamais permitirá que isto ocorra. Ela existe porque ele existe. Ela é porque o outro permite que ela seja através dele. Qualquer coisa que ele fizer ela perdoará; a errada é ela. A culpa é dela. Como ela não o completa como ele a completa, ele dá suas escapadas. Tudo o que não for positivo é culpa dela. Por isto ela aceita as imperfeíções dele. Por isto ela se submete a ele. Repito a mesma pergunta do primeiro parágrafo: quantas Ivanas você não conhece? 

Tenho muito receio de pessoas assim, cuja carência transborda os limites dela mesma. Não sei se isto tem "cura", porque não sei se isto é doença. Acho complicado quando estas pessoas não percebem que seu modo de ser pode ter resvalos em terceiros próximos. As consequências de nossas ações não se limitam a nós mesmos, já reparou nisto? E, cá entre nós, não sei se é totalmente correto pensarmos apenas em nós mesmos e noss bem estar quando decidimos algo que sabemos que repercutirá nos próximos amados... Mas isto sou eu, né? E de achar morreu um burro...

No fundo, acho que odeio/amo tanto a Ivana porque, no fundo, tenho medo de existir uma Ivana dentro de mim. E, se ela resolver dar as caras, temo não saber lidar com ela... Porque já disse que tenho medo de duas coisas na vida: drogas e carência. E quando a carência ataca, qualquer migalha vira um banquete, e a Ivana nossa de cada dia sai gritando de dentro da jaula, por todos os nossos poros...

3 comentários:

  1. pq migalha não sacia, só aumenta a fome, né karina?

    beijomusicado
    https://www.youtube.com/watch?v=R6Z7xceSLy4

    iza =)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza, uma meia hora antes de voce comentar aqui fui no todoamarelo e tava lendo enquanto dançava ao som desta mesma música que voce me enviou... medo de voce...

      Excluir
    2. hehehe!

      transmimento de pensação. =)

      o que a gente faz com a nataly dawn? ela é SENSACIONAL! vontade de ficar ricarica só pra contratá-la pra ficar me seguindo pela vida... cantando de tudo um pouco... até o fim dos meus dias. rs.

      e ó, se eu não te escrever com update até amanhã, me manda um tapa na testa que eu tô merecendo. ave cruz que enrolo horrores. nem eu me aguento!

      maisumbeijo

      iza =)

      Excluir