terça-feira, 23 de outubro de 2012

Moça do 16A


Então tirei uma semaninha off para visitar uma pessoa muito amada. Eis que na volta, durante um longo voo diurno (o mais barato, claro) de 10 horas, ouvi a seguinte estória da minha vizinha de poltrona, a Moça da 16A:

"Estou indo visitar minha mãe, já que família é a única coisa que temos na vida. Me mudei para os Estados Unidos há 7 anos, mas sempre visitei minha família no mínimo 4 vezes por ano, senão não dá né? Mas olha, eu nunca fiquei ilegal nos EUA não, moça, sou pobre mas sou decente, né? E se eu estivesse ilegal eu não poderia sair do país. Fui para a América depois de quatro anos de namoro à distância, já são mais 7 casada. Nossa, é uma vida."(pausa para respirar)

"Como eu conheci meu marido? Eu tinha saído do trabalho no centro do Rio e estava indo para a escola, lá em Copacabana. Sai do metrô e esbarrei num moço. Pedi desculpas, nos olhamos e segui a vida. Na esquina eu parei esperando o semáforo abrir, ele chegou ao meu lado e perguntou se eu estava bem - bom, eu entendi isto né? Já que não falava inglês e o português dele era péssimo - e me acompanhou até a escola. Perguntou quando eu sairia da aula e eu disse que era as 22hs, mas eu sai mais cedo. Só que as 21:15 ele já estava lá me esperando... No dia seguinte fomos ao shopping, tentávamos conversar, engraçadíssimo! Daí ele sempre ia ao Rio quando tinha uma folga.  Pagou meu curso de inglês e pagava minha conta de telefone, já que não existia estas coisas de internet naquela época... Quando Deus escreve, moça, não tem jeito de apagar ou fingir que não leu..."

A coisa continuava. Ah sim, ela pediu para ficar no corredor já que ia ao banheiro a cada cinco minutos. Trocamos de lugar. Me contou da vida, da comida da mãe, sugeriu que eu pegasse "pasta" porque daí não tem erro... Sempre acariciando a barriga do primeiro filho, Gilbran.

Não sei o nome dela. Ela deve ter falado, mas falou tanta coisa que acabei me distraindo. Sai dando risada, comparando nossos pés para ver quem estava com o pé mais inchado. Nesta eu ganhei!

Moça do 16A, que seu filho tenha saúde. Que você siga seu caminho, e que continue carioquíssima como disse ser. Que você seja feliz. E que eu me lembre sempre da sua frase... E concordo: quando é para ser, simplesmente... acontece.

Um comentário:

  1. poxa, nem avisou q ia pros "exterior".
    ia pedir umas encomendas.
    welcome to the jungle.
    bj.

    ResponderExcluir