quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

reclamões profissionais

peguei do www.bichinhosdejardim.com

"É preciso coragem para ver o real ao invés do conveniente"
(frase do filme Notas Sobre um Escândalo, 2006)

Ai a pessoa reclama por 8 anos de sua secretária. T-o-d-o-s os dias! Até em dia onde elas não se encontram, ela reclama. E durante estes 8 anos ela repete este padrão de desabafo, e para isto diz a quem quiser ouvir "eu não posso mandá-la embora, porque ela tem qualidades, bla bla bla", e segue reclamando.

Tem também a outra que fica esperando o "namorado" se decidir entre ela... e a outra namorada. Perdi as contas mas acho que vão 12 anos nesta espera. E ela também justifica sua espera dizendo "a filha não está bem na escola" (parênteses para dizer que acho que a filha até já se formou na faculdade, mas não sei direito porque tendo a dormir quando ouço estas reclamações repetitivas que não mudam), "a situação está difícil", acho até que rola dizer "agora ele se decide... ah, não decidiu", e a vida seguindo...

Tem também a terceira que reclama sempre que está gorda. Segue todos os perfis fitness possíveis, faz jejuns porque leu em algum lugar, reclama sempre que está gorda e prossegue, mas nem pensar realmente tentar algo REAL para não ser mais gorda se é isto que a incomoda (e não entrarei no detalhe que a pessoa NÃO É GORDA, e isto não é minha opinião pessoal, é ela realmente NÃO SER GORDA!).

Ah, quase me esqueci da outra que insiste em ter a agenda telefônica cheia, mesmo que seja de pessoas nocivas a ela. Ela reclama destas pessoas, mas olha que coisa doida => se estes ligarem, ela atende. E dá trela. E se você pergunta o porquê dela atender a resposta é "não tem motivo para eu não atender"...

Acho que deu, né? E daqui poderíamos fazer várias análises, mas vamos nos ater a uma em específico: o fato de pessoas se acomodarem em zonas de conforto ruins. Elas SABEM que aquela estoria vai dar merda, ou até pior, tem gente que cria uma estoria paralela na cabeça e começa a viver a vida achando que esta estoria que ela criou é real. ELA VIVE A REALIDADE PARTICULAR CRIADA/INVENTADA DELA MESMA. E segue sua vida assim. (e sim, tem quem faz isto e sequer percebe, olha que coisa doida)

Para mim quem reclama profissionalmente, sei não, tem algo errado ali. Que seja carência por atenção, vá lá, mas quem está completo não fica desabafando a toa. Não com desconhecidos, e do nada.

E acho incrível como as pessoas se apegam a situações ruins para elas próprias e se agarram a elas como se fosse o último bote vazio do Titanic. Elas, lá no fundo, SABEM que aquilo é uma cilada, mas continuam. E justificam seus comportamentos, acho que como uma forma inconsciente de achar que se ela falar aquilo um milhão de vezes talvez se transforme em realidade.

No fundo, o que eu acho que quero dizer é o seguinte: as pessoas sabem e sentem que pessoas/situações/coisas fazem mal a elas, mas não fazem nada para mudar isto. Elas aceitam esta realidade, e acabam se conformando entre aspas com ela, até porque se realmente se conformassem não ficavam aos quatro ventos falando o quanto aquilo é ruim.

Precisamos (preciso) ficar atentos para não nos acostumarmos com zonas de conforto ruins. Porque sim, nos acostumamos com tudo na vida, até com o que não é bom. E, o mais bizarro nisso tudo, é que muitas vezes preferimos continuar agarrados a este ruim conhecido do que tentar algo novo, com 50% de chance de dar certo, mas desconhecido. E que dá medo.

E sim, sei que é mais fácil enxergar quando não é conosco. Mas sei também que no fundo sempre sabemos quando algo não está certo, e por mais que tentemos criar um mundo de fantasia, uma hora a Vida, a fanfarrona, nos puxa para a realidade.

E, infelizmente, ai sim você terá motivos para reclamar... Só não estranhe se eu não der muito ouvidos, porque reclamações demais podem ajudar quem não paga terapeuta, mas cansa muito um ouvinte despreparado como eu - ainda mais se a ladainha se repete infinitamente. E exija atenção se o ouvinte não profissional aqui dormir de olhos abertos quando a coisa for REAL...

(e só lembrando que se algo estiver ruim você pode tentar mudar. lembre-se: você não é uma árvore)

Nenhum comentário:

Postar um comentário