quinta-feira, 15 de maio de 2014

ensaio para a Copa


"Ás vezes me pergunto: pra que tanta teoria?" (Danilo Francoia, no Mania de Citar)

Hoje São Paulo estava um semi-caos. Semi porque já vi coisa pior e, convenhamos, sempre pode piorar. Dai descobri o motivo: foi o dia do "ensaio das manifestações" para a Copa.

Sou favorável a qualquer tipo de manifestação, só que hoje tive um sentimento, enquanto me fingia de sardinha dentro do metrô, que me deixou estupefata (palavra amada e que sempre procuro motivos para usá-la). Não sei se não estamos como ou pior que a Venezuela. Lembrando que tudo pode piorar...

Não se sabe mais o motivo das manifestações. Não são só por ser contra algo: cada um agora manifesta pelo que quer. Se bobear, logo haverá o grupo que se reunirá contra o grupo fabricante de figurinhas da Copa porque FALTA O CRISTIANO RONALDO! Ou contra a matéria que ele não passou na faculdade. Ou porque o gelo não estava gelado o suficiente.

Parece até continuação do post anterior, mas com diferente visão agora. Cada vez mais vejo que perdemos a mão. E eu com isso?

Eu com isso que por mais seja aquela que não quer treta, não posso me trancar em casa e jogar a chave fora. Meu receio é que, mesmo não bebendo uma gota de álcool, posso ser vítima de motoristas embriagados. Mesmo fazendo o correto, posso esbarrar com o acaso e este estar em um dia meio não tão inspirado, e nisso eu fico com o ônus de coisas que, convenhamos, não fariam parte da minha alçada...

Se hoje foi o treino, parabéns, fizeram barulho. Recife parece que está ao Deus dará. Rio de Janeiro está sem ônibus há alguns dias, e a população sofrendo.

Penso que, se ao invés da caça às bruxas, cada um fizesse apenas e unicamente a sua parte, as coisas não estariam MUITO melhores. Você não gosta de sujeira? Não suje. Faça sua parte. Reclame, sim, mas com a consciência que você também é parte da solução, e não apenas o apontador dos problemas.

Sempre achei que o país só teria jeito mesmo se implodisse e começasse de novo. Só espero que esta implosão ocorra quando eu não estiver mais aqui encarnada. Mas aqui estou, e só consigo pensar em duas coisas:

1- e quando acabar a água em São Paulo? (Ou será que tem ainda otimista que acha que não, não vai acabar) e;

2- imagina na Copa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário