quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fica para a próxima então...


Descobri um blog que me fez pensar, e muito! É o TASHI DELEK, escrito pela Elka, uma brasileira que se mandou de mala e cuia aos 30 e tantos anos, com uma filha pequena, para a Índia. Hoje ela mora em Kathmandu, no Nepal. Já li e reli os posts (são vários, mas vale a pena pegar desde o primeiro e seguir, feito um livro de crônicas interligadas) mais de uma vez, e cada vez reflito sobre algo inédito.

Este blog mexe muito comigo por um motivo muito simples: admiro muito a coragem (?) da Elka. E sei que não a tenho. Não invejo, veja bem, e isto é bem diferente. Eu ADMIRO a postura dela. Pegar as coisas e ir em busca do que ela crê que a fará feliz, e na época com uma bebê debaixo do braço. E leio os posts e penso nas outras coisas que gostaria até, mas não tenho coragem (?) de fazê-las.

Queria ser fluente em francês. E alemão. Entender o que eles falam; assistir a um filme sem  legendas. Gostaria também de fazer um mochilão por países da ex-URSS. Ficando na casa das pessoas, sabe? E sei que não farei isto porque hoje não me vejo mais "dormindo na praça". Sinto muito, mas preciso de um mínimo de conforto senão minha coluna dá as caras.

Quando eu era adolescente, aliás, pirralha, antes disto até, queria trabalhar na ONU. Não deu. Queria ser tipo Médico sem Fronteiras, mas nunca me passou pela cabeça ser médico. E o tempo foi passando. E eu buscando consertar meus caminhos que se mostraram tortos desde o princípio. Dai eu acordei com uma ruga bem no meio da cara, e meus aninhos pesando nas costas.

Gostaria de ter morado um período em Nova Iorque, antes de entrar na faculdade. Gostaria de ter morado em Paris, Berlim, Londres. Sidney, antes de virar moda. Queria ter conhecido Rovaniemi e ter visto a casa do Santa Claus. E apertado o nariz das renas. Queria que meu caminho fosse mais reto, apesar de saber que não tenho um só motivo que seja para reclamar da vida.

Queria ser magra sem ter que fazer dieta. Queria poder comer o que quisesse sem me preocupar com exames alterados ou calorias a mais. Queria não ter errado em tudo o que errei. Queria ter acertado mais. Queria ter sido mais leve comigo mesma. Queria saber há 20 anos o que sei hoje da vida. Queria muita coisa.

Eu queria que o verbo não fosse o passado imperfeito. Queria que ele fosse mais-que-perfeito. Não deu. Tristeza? Não. Melancolia? Não combina comigo. Aprendo diariamente a aceitar mais as coisas como são para não sofrer. Tudo o que não deu ou que possa não dar certo, tudo bem. Fica para a próxima então...

PS - aprendi no Tashi Delek que esta palavra significa "bons auspícios" ou "que tudo corra bem". Então TASHI DELEK a todos...

2 comentários: