terça-feira, 1 de novembro de 2011

Halloween Tupiniquim



(este texto era para ser postado ontem, mas antes tarde do que nunca né?)

Olha, tenho um pé atrás com esta coisa de comemorar datas festivas estrangeiras por terras brasilis. Como o Halloween, por exemplo. Que eu me lembre, quando eu era criança não tinha isto não, e na cidade onde eu morava acho que isto começou nas escolas de inglês. Assim, porque escolher tal data e não outra? Por uma questão de calendário? Ou porque é a que leva a comprar mais?

Do pouco (quase nada) que eu sei os países que comemoram isto decoram abóboras, vão nos campos colher as que querem, etc. Que bom, não é? Porque aqui no Brasil o que mais tem é campo de abóbora. Afff, e porque não comemorar o Thanksgiving então? Ou o dia do bumerangue (deve ter em algum país isto)? Porque não comemoramos o Canada Day então, que é no dia 1 de julho e já comemoraríamos também a entrada do pessoal que estuda em férias?

Para mim o Brasil sempre foi colônia. Que endeusa tudo o que vem de fora. Não sou patriota, já disse, mas não endeuso o que vem de fora. Dou, dentro dos meus padrões, a cada coisa o valor que acho justo. Errada eu? Ruim para mim ne?

Sei que existem motivos econômicos-comerciais por trás disto tudo. Mas daqui a pouco diremos que houve uma Salem por aqui. E que queimamos nossos bruxos em fogueiras cantando mantras em tupi-guarani. Não sei, o que me incomoda neste excesso de festas é o fato de nossa atenção (parecer) ser desviada de coisas mais importantes para isto. Nosso foco é totalmente desviado, não se fala do que realmente importa. O que realmente importa? O que você acha, cara-pálida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário