segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PADRÕES


Você repete qual padrão? Não digo dos rituais, como levantar-ir-ao-banheiro-tomar-café-ir-trabalhar, digo padrões de vida mesmo. Qual é o seu?

Para quem quiser ler sobre o assunto sugiro o ótimo livro O Ciclo da Autossabotagem, que a Marcia Tiburi uma vez indicou no Saia Justa e eu emprestei de uma amiga (amiga, está em casa, mas juro que devolvo). Ou pode assistir ao Being Erica (adoooro).

Em um episódio, há esta discussão: você sabe qual é o padrão que você repete? Seja para namorados, comportamentos, etc? E você já parou para pensar se tudo isto não é uma repetição de padrões de seus amigos, pais, sei lá, exuma o passado aí e vê o que você tem armazenado de inútil.

É aquela coisa: o que você busca em alguém? Que ele seja igual a você ou que ele seja seu oposto? SE for igual será ótimo, por que a priori você tem menos motivos para brigas e discussões. Por outro lado, pode ficar beeeem chato. Se a pessoa for seu oposto, pode ser que você busque nela algo que você não possui. Isto pode ser muito legal no início, mas com o tempo fica difícil a convivência, já que sempre abrir mão cansa. Ou você que detesta música sertaneja e balada vai me dizer que adoraria só frequentar locais deste tipo? E você ai, super baladeiro, adoraria ficar em casa de sábado a noite com seu love? Vai me dizer que não cansa após um tempo?

Bom, tanto o seriado ou o livro caem na mesma premissa: uma das coisas mais difíceis que tem é descobrir qual é seu padrão que tem sido repetido. Por mais na cara que esteja, não vemos, acredite. Como a mulher que apanha do marido, se separa e arranja outro marido que... bate nela. Ela não percebe o padrão em que está inserida. Quando percebe, ela analisa os prós ou contras de ficar com a pessoa, mas a questão está em perceber o que se está escancarado para o mundo. Para você, nada. Livre-arbítrio é isto, e cada um sabe o que é melhor para si. Se não sabe, uma hora descobrirá.

Proponho então um exercício: qual é seu padrão? Você tem dedo podre para namorados? Você sempre desiste de tudo o que começa? Você sempre diz "sim" quando quer gritar "não"? Você sai em locais e com gente que não quer por que prefere isto a ficar sozinha? Qual é sua pergunta? Qual é seu padrão? Vai doer descobrir, auto-análise pode ferir e muito. Mas, uma vez descobrindo, você pode fazer algo a respeito. Mesmo que este fazer algo seja fazer nada. Pelo menos você saiu do limbo...


4 comentários:

  1. eu acabei de descobrir um padrão e eu quero tirar ele de mim... mas haja esforço viu.

    ResponderExcluir
  2. GENTE! parabéns! os experts no assunto dizem que o mais difícil é descobrir o padrão! Se você quer se livrar dele... mãos à obra muchacha!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sério? olha acho que os especialistas estão errados ou eu sou excessão rsrs... Vou ter que comprar o livro ciclo da autossabotagem pra ler... vi um outro post sobre esse livro e tá me dando lumbriga pra ler, esse fds vou ter que ir na livraria.

    ResponderExcluir
  4. semedavontade, ele nao é um livro muito facil de ler, como aqueles que voce começa e nao consegue parar... mas vale sim a pena...

    beijos

    ResponderExcluir