sábado, 15 de setembro de 2012

FALA SEM FILTRO

Ouvindo isto aqui...

Uma das coisas que mais me soam ridículo insensatas é aquele povo que bate no peito e brande com espuminha no canto da boca que "eu sou verdadeiro! Eu falo na cara". Sério, isto para mim denota várias coisas, começando por descontrole, mas não gastarei cutícula digitando aqui porque acho que este post já ficará maior do que eu gostaria. O que ocorre é o seguinte: como se o mundo já não tivesse problemas suficientes, um filme que é ofensivo para uma religião roda a internet jogando querosene no fogo. Quem fez ou o porquê de ter feito deixo para quem se interessar pelo assunto. O meu foco aqui é o seguinte: por mais que você tenha liberdade para dizer e fazer o que quiser, há que se ter um limite para a boa convivência entre todos. Sim? Ou não?

Você gostaria que falassem ou publicassem coisas negativas a seu respeito? Nem importa se é verdade ou não a informação, a questão aqui é: é necessário um código comum baseado no respeito para que possamos não nos matar em cada esquina. Imagina se todos, sem exceção, saíssem aos quatro ventos falando o que bem entendem. Iria dar certo? Acho pouco provável. Dai vem os bradadores ali de cima já dizendo: mas isto é falsidade e hipocrisia! Se estes acham isto, não perderei meu tempo explicando o óbvio. Até porque caso você pode falar o que quiser, mas a pessoa ouvirá apenas o que ela quer. E como quer.

Penso que o caso ai em cima é muito, mas muito complicado mesmo, porque envolve o famoso trio de assuntos-proibidos: religião, política e futebol. Difícil! E quando um grupo se sente ofendido por algo, acho difícil a cabeça não ficar quente. Não é fácil engolir a seco todas as provocações feitas. E todos se acham certos. O pior é que entra o famoso direito de liberdade de expressão. Parece uma bola de fogo que cresce conforme o tempo passa. Tenho muito medo disto...

Sei que este post poderia ter análises profundas, mas deixo isto para os gabaritados. Coloco apenas meu questionamento: vocês acham realmente que é algo positivo falar e fazer tudo, sem filtro? Acha que isto torna todos os outros diferentes deste padrão hipócritas? Eu já vejo assim: para mim estes do primeiro grupo são, no mínimo, desequilibrados. E equivocados, já que sempre vem com pedras nas mãos e geralmente viram as costas quando acabam de falar. Donos da verdade, sabe? Se isto me qualifica como hipócrita, então hipócrita sou. No fundo acho que sou egoísta, já que pensando no MEU bem-estar procuro manter a vibe do ambiente ao meu redor suportável. Que seja ficando quieta não falando tudo o que penso, que seja me afastando de gente e lugar e coisas que me fazem mal. Prefiro o isolamento ao bate-boca. E não é porque calei que concordei. Apenas não quero gastar saliva com quem não vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário