quarta-feira, 17 de abril de 2013

sobre os nãos que a vida nos dá...



Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. (Teoria da Evolução de Darwin)

Olha, sei que é chato ficar lendo sobre pessoas reclamando, mas preciso desabafar. A verdade é que a pergunta: "e ai, o que você tem feito de bom?" me dá calafrios. Por que? Porque eu me sinto constrangida em lutar loucamente por um tempo enoooorme para conseguir algo e, bom, não conseguir.

Me constrange não minha luta, veja bem. Me constrange a resposta ser "tudo bem, tudo na mesma, e você?", numa tentativa louca de mudar o foco da conversa. Porque é duro sabe? É muito duro vocÊ ter suas metas e perspectivas e lutar por isso e... não conseguir. Ás vezes ficar perto, muitas vezes ficar longe, mas o resultado ser o mesmo. O resultado = NÃO. E sabe, já fiz muita terapia para entender que o que me corroi não é eu não me encaixar nos padrões impostos pelo mundo; o que me mata por dentro é eu ter os meus padrões pré-estabelecidos e não alcançá-los.

Porque, minha gente, te digo uma coisa: não julgue aquela pessoa chamando-a de X ou de Y. Você não sabe os traumas pelos quais ela já sobreviveu. Muito menos critique aquela sua outra amiga que reclama do emprego e não se acerta nesta área. Acredite, sem você saber (ou entender, acho que é mais este o verbo correto), ela tentou e tenta diariamente mudar a realidade em que vive. Ela faz tudo o que conseguiu e estava ao alcance. Só que ela teve como resposta NÃO. E é muito fácil achar que a pessoa não é ou está de um jeito assim ou assado por culpa dela. Sério, isto é errado. ELA NUNCA QUIS ou imaginou que, nesta altura da vida, ela ainda teria que lutar algumas batalhas que, normalmente, são lutadas ainda com espinha na cara.

Então, se você é como eu e não conseguiu atingir suas metas, te pergunto: vocês estão bem? Por que tem dias em que é pesado, né? Tenho aprendido muito pelo caminho, sério... A ter paciência... E, principalmente, uma casca se formou ao meu redor. De proteção, escudo. Mas que, infelizmente, levou embora muito da doçura que eu tinha.

Espero que tudo dê certo. Preciso acreditar mais. É que as vezes tomamos tantas pauladas que perdemos a esperança. E, se isto ocorrer, continuar como?

(para você, amiga de padaria, que sei que sabe na pele o que eu sinto... Que nosso melhor nos ocorra, e que não sejamos vencidas pelos NÃOS recebidos...)

Um comentário:

  1. Teria sido mais fácil se ontem, por exemplo, eu tivesse ouvido um sim.

    ResponderExcluir