sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cuspe na Cara

As pessoas tem uma habilidade impressionante para demonstrar desrespeito e ignorância.
Rodolfo Favarim

VOLTEI! Mentira. A coisa daqui para a frente será homeopática, quase parando.

Na verdade, neste hiato de tempo entre os posts eu tenho ido ver o mundo lá fora. Manifestações continuam, embora eu não saiba mais quais as reivindicações feitas, o salário acaba antes do final do mês, continuo respirando por aparelhos fazendo o melhor que posso, seguindo adelante siempre. Tenho muitas dúvidas e nenhuma certeza. E apesar de estar atrasada nos posts, tem um que preciso "falar" para tirar esta dúvida de mim.

Então eu assisto reality shows (ou RS, para os íntimos). O porquê? Porque aquilo para mim É VIDA! É a representação do que realmente somos se não tivermos uma câmera apontando para nós. Você se diz assim e assado, mas se tivesse uma câmera em você 24/7 você realmente seria tudo o que prega? Bom, eu não seria. Assumo.

E no RS A Fazenda (sim, é tosco, eu sei), algo me chamou profundamente a atenção. Uma participante inaugurou uma nova forma de "discussão" => a fia cuspiu em direção a outro colega de programa. Ela C-U-S-P-I-U. Se acertou, não sei, porque poucos dias depois houve uma "briga cuspal" entre uma moça e um moço que cativou ainda mais minha incredulidade atenção. Cuspe NA CARA um do outro (sim, você não leu errado). Por várias e várias vezes! Se você der uma googlada certamente encontrará os minutos intermináveis da coisa. Eu só tive estômago para 1:30min. Sou fraca para emoções fortes.

Ai eu pensei que o mundo realmente acabaria em questão de horas, quando descubro que absolutamente NENHUM DOS ENVOLVIDOS em nenhuma das brigas foi punido. Zero. Nada. E foi dito que "como não houve contato físico entre os envolvidos não se caracterizava agressão física".



Eu vivo então em um mundo onde cuspir em alguém não é uma agressão. É isso mesmo? Sim, sei que é necessário estes baphos para a audiência subir, patrocinadores, empregos gerados, sim sim, não sou tão alienada quanto pareço. Mas, de novo: não é agressão cuspir em outra pessoa?

O pior é que a moça que inaugurou esta nova forma de "disseminar o amor" agora é cuspida em toda e qualquer circunstância possível. E ai vem aquela coisa bem tupiniquim: ela não pode reclamar nem falar nada porque foi ela quem começou. Vocês sabem que é assim que as coisas funcionam por aqui né? E, pior do que ela ser alvo da sua própria ação, ela contaminou os colegas. E os colegas, passando em cadeia nacional e em sinal aberto, podem contaminar zilhões de cabeças fracas por ai. Já pararam para pensar na proporção que a coisa pode alcançar? Eu já. Triste.

Eu só posso dizer o seguinte: para mim, cuspe é pior do que tapa na cara. É desrespeito em último grau. É o selo Friboi dizendo que não, não temos mais conserto. Aceitar isto como "normal" é fora da minha capacidade bilial de aturar as coisas. Não há nada no mundo que me faça crer que isto é ok. E se o mundo está assim hoje, eu me pergunto: para onde estamos indo, já que sempre podemos piorar?

Um comentário:

  1. Uma crônica da vida real. Poderia virar um conto folclórico para explicar como começam os costumes que aceitamos... Algo do naipe se vale o olho por olho, todo mundo termina cego (cuspido), mas ninguém se importa.

    ResponderExcluir