sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

RECALQUE


ouvindo Lenka, aqui.

"Repressão ou recalque é um dos conceitos fundamentais da psicanálise, desenvolvidos por Sigmund Freud. Denota um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu. (...) A repressão é o processo psíquico através do qual o sujeito rejeita determinadas representações, ideias, pensamentos, lembranças ou desejos, submergindo-os na negaçãoinconsciente, no esquecimento, bloqueando assim os conflitos geradores de angústia." (Wikipedia)

Eu só queria entender qual foi o momento onde você discordar de algo ou não seguir o normal/comum ou apenas ter uma opinião diferente a respeito de qualquer assunto te transformou em uma pessoa ~recalcada~.

Porque assim, ó, "no meu tempo" isto não existia. Você só era considerada invejosa (acho que é o mais próximo que tenho no momento para definir minha concepção de recalque) em relação a certos assuntos: alguém era MAIS do que você em algum quesito (mais inteligente, mais bonita, mais magra, a outra pessoa tinha namorada e você não, melhor isso, melhor aquilo), e isto te causava inveja.

Agora tudo é "recalque". Se eu não gostei de algo, é porque sou recalcada. Se eu não concordo com algo, recalque. Se eu dei MINHA OPINIÃO baseada em meu GOSTO PESSOAL (em caps lock e negrito, atentem) sobre algo e se é a opinião "errada", recalque.

Ou vocês estão muito doidos, ou eu realmente não entendi o conceito. Ou os dois...

Porque aceitem, queridos, não sou obrigada a seguir a manada e concordar com tudo para ser amada e aceita em um grupo.

Como diria Gerald Thomas: "a unanimidade é burra".

E não sou ~recalcada~ só por ir contra a maré... ou contra a unanimidade burra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário