quarta-feira, 26 de novembro de 2014

o incômodo pelo diferente



Você já reparou que algumas pessoas simplesmente não conseguem aceitar o jeito de viver do outro? As opiniões alheias?

Eu confesso que também não entendo algumas coisas ou ideais de outras pessoas, e geralmente deixo quieto. Só que ontem ocorreu o contrário: uma pessoa que não concordava com o meu jeito de lidar com as coisas ficou agressiva e só faltou me chamar de mula por não agir da mesma forma que ela.

Dai você pensa: estavam falando de política ou futebol, certeza. Não, nem sei como começou a estória, mas esta pessoa em questão levantou a bandeira do como agir com pessoas que não gostamos. Ela disse que tinha posto como meta de vida para os próximos anos se libertar desta amarra e passar a conviver de forma que não fizesse mal a ela com gente que ela não gosta. Como a pessoa que ela não gosta não é minha pessoa favorita no mundo, ela perguntou como eu lidava com aquilo.

E a burra aqui foi trouxa e respondeu.

Disse que após sofrer muito com isso, pensar como lidar, simplesmente desencanei. Ignoro. Não me faz falta essa pessoa na minha vida, não me interesso por nada dela, não quero que saiba da minha vida, assim, tipo, xis. Ela pode entrar e sair da sala que eu nem tchuns e isto me bastava. Assunto encerrado para mim.

Só que a partir dai quase fui agredida fisicamente simplesmente porque a pessoa que iniciou o diálogo não concordou com meu jeitinho de lidar com as coisas. Que eu "era melhor do que isso", que "ela sabia que aquilo era fuga", "que minha postura estava muito passiva"...

Eu ouvia quieta, até falar: qual o problema de eu lidar desta forma? Eu estou em paz com isto! Se você não age desta forma, que bom para você. Mas este foi o jeito que eu lidei com a situação e para mim isto está resolvido. Para que ficar exumando cadáver?

Mentira, não falei nada disto ai. Só pensei tudo. Na verdade, eu fiquei chocada. Chocada pela reação agressiva da pessoa - agora vejo que, no fundo, ela gostaria que eu endossasse o jeito dela de resolver as coisas, mas vá lá, só percebi isso hoje -, chocada pela agressão gratuita, chocada por ter gente que sabe o que é melhor para nós melhor do que nós mesmos (#sarcasmo), chocada por perceber que a forma com a qual levamos a vida pode incomodar muito, mas muito mesmo, outras pessoas...

Se uma pessoa resolve os problemas dela de uma forma que não atrapalha terceiros, quem sou eu para dizer que ela está errada só porque o método dela é distinto do meu? Quem disse que o meu jeito é o correto, só porque funcionou para mim? Por que nós estarmos em paz conosco gera tanta revolta/raiva/inveja/incompreensão (escolha a que mais lhe aprouver) nos outros? Por que é tão difícil aceitar que cada um tem seu jeito e faz o melhor que pode dentro de suas limitações?

Porque não é porque você tem uma opinião formada sobre um assunto que você se torna o senhor da razão sobre o mesmo. Pelo menos não no meu mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário