quinta-feira, 30 de abril de 2015

otimismo realista

peguei no weheartit.com

Uma conhecida disse hoje que me acha a pessoa mais otimista que ela conhece. Bom, nisto já se vê que não convivo muito com ela porque se tem uma coisa que quem me conhece sabe é o quanto eu luto para não escorregar da auto-definição declarada "realista" para "pessimista".

O que ocorre, penso eu, é que ela sempre me vê usando as fórmulas básicas "é assim mesmo", "isso não é problema, é só começar/refazer de novo", "ah, tudo bem, da próxima vez dá certo", entre outras, quando alguma merda ocorre.

Migs,deixa eu te contar uma coisa: quando você passa mais de metade da sua vida lidando com uma realidade maravilhosa, sim, não sou louca de reclamar e olha que coisa mais díspar a princípio => agradeço todos os dias, sem exceção, pela vida que tenho, enfim, volta, como eu dizia uma realidade maravilhosa mas que não foi a realidade que você esperava ou sonhava para você, você tem dois caminhos muito claros: ficar vociferando e culpando os deuses pelos ocorridos (confesso que já fiz muito disso), ou então você cansa porque fica idosa você aceita e segue em frente pensando "não deu certo. Beleza. Eu vou fazer o que?" Espernear? Culpar os sete deuses, novos e antigos (influência descarada de Game of Thrones), por que não tenho a vida que eu almejava?

Quando você é mais nova você tem forças para ficar dispendendo a toa, e o resultado continua o mesmo. Na minha idade, senil praticamente, você cansa. Então você facilita, sabe? E acaba medindo de forma sem muitas firulas e mimimis assim => está insuportavelmente ruim onde estou? Se estiver, olha que legal, você (eu) muda ou tento mudar! Porque eu não sou árvore dããã e não sou obrigada a ficar ali voluntariamente sofrendo por algo que não está legal para mim.


"ah, mas não é fácil assim, tem várias coisas envolvidas, bla bla bla" olha, deixa eu te explicar outra coisa => a senilidade te dá, além do cansaço de bradar contra tudo e todos, impaciência em lidar com mimimis básicos. Porque no fundo é muito, muito simples: se algo está muito ruim para mim, algo que eu sinto na pele, algo com o qual eu convivo, eu eu eu, veja bem, foco em mim egoísmo mode on ligado, eu tenho novamente duas escolhas bem simples: aceitar isto e não fazer nada (esperando que os deuses façam mas já te adianto, eles tem problemas maiores para cuidar) ou tentar mudar. Sim, tentar é a palavra chave. Porque você não sabe se vai dar certo, se conseguirá o que quer (no meu caso, até aqui não, mas olha que coisa, continuo viva e linda para horror das inimigas hahahhaah surtei agora), as vezes a gente nem sabe o que quer, vamos e convenhamos, e a única certeza que você tem é que não dá mais para ficar onde você se encontra.

Quando você chega nesta situação, onde ficar ali é pior do que qualquer outra alternativa tiro no escuro que exista, você muda. Você tenta, torcendo para que tudo dê certo. Garantias? Zero! Apenas a sensação de tentar.

Ou então você aceita onde está e para de ficar dando desculpa para justificar sua escolha. Não está tão ruim, ué, você não acha isto e se todos os outros acham olha que legal, eles não estão no seu lugar então middle finger para eles. " vida é sua, para você estragá-la como quiser", já dizia o Abujamra para seu filho...

O importante é não ficar se comparando, vendo o que os outros fazem. Cada um está vivendo sua vidinha, e acredite, mesmo que elas narrassem os perrengues de forma detalhada a realidade consegue ainda se superar em bizarrice. Eu, pelo menos, penso assim. Então, se continuo com algo que, aos olhos dos outros, parece tão eficaz quanto enxugar gelo, já adianto: se continuo é porque não me faz mal estar onde estou, porque quando fizer eu sou a primeira a cair fora. Se não faz sentido para os outros, olha que coisa incrível => faz sentido para mim. E eu estou bem, mais ainda, eu estou em paz. Acredite se quiser...

E lutei e luto muito para manter esta paz conquistada, que pode se esvair pelos meus dedinhos gordinhos rapidão. Mas este é o meu jeitinho meigo de ser... e nem por isto diria que sou otimista... apenas acho que sou, pelas circunstâncias e tombos levados, mais sábia do que era quando não tinha ruga na cara...

Um comentário:

  1. Já desobri o que eu não quero,estou tentando mudar... ooo dificil rsrs. Um dia eu consigo chegar nessa visao masi realista da vida.

    ResponderExcluir