segunda-feira, 4 de maio de 2015

o verdadeiro heroi



Todo mundo fala da novela das 20, seriados bombásticos, jogos de futebol ou "não ter nada que preste para ver na TV". Pois a tia te fala: tem! E um dos melhores programas que tem atualmente é, na minha opinião, a novela das 18, Sete Vidas, da musa Lícia Manzo.

A novela é leve, mas todos os capítulos, sem exceção quase, apresentam situações e diálogos que me põem a pensar. Sabe quando todo mundo faz tudo certo mas aí a Vida vem e mostra quem manda? Sabe quando você acha que sabe tudo mas a Vida, de novo, resolve seguir seu próprio caminho e você faz o melhor que pode tentando não deixar os pratos caírem, igual no circo?

Eu assisto pelo globo.com (eu pago mensalidade, não é jabá, ok?). Num dos últimos capítulos, não sei qual, houve o diálogo entre o pai de criação e o filho de seus 20 e poucos anos, que sabe ter sido gerado via doação de sêmen. Sem entrar em detalhes, o questionamento é: quem é o verdadeiro heroi? Aquele que só faz o que quer, pula de para-quedas, não está nem ai para a opinião dos outros ou para o que ele, com suas ações, causa de mal nos outros, ou heroi é aquele que sufoca seus quereres em prol do outro, que abre mão do que realmente gostaria para cuidar do outro, que fica lá lutando contra os leões diários na rotina que vira vidinha? Quem é o heroi? Quem é o verdadeiro Superman?

A gente (leia-se, EU) tende a ver como incrivelmente phodásticos aqueles que se jogam e saem por ai sem rumo, ou pulam de para-pente, ou tem #vidaloka curtindo a vida adoidado. Será mesmo que estes são os phodásticos? Será que este desprendimento não esconde algo mais profundo?

Depois de ouvir este diálogo (o forte da Lícia, para mim, são os textos muito bem escritos), acho que pela primeira vez parei e pensei sobre isso. E como eu sempre tive um ponto de vista enviesado e comprometido com pré-conceitos ridículos. E hoje penso ainda com carinho no fato dos verdadeiros super-herois não estarem sempre bronzeados, postando suas vidas UHUUU por ai...

Talvez super-herois sejam aqueles que abrem mão de si mesmo pelo outro. Que deixam de fazer algo que queriam para que o outro faça. Que acordam cedo e dormem tarde, estando sempre em segundo lugar na fila de prioridades. "Ah, mas estes são muito moscas mortas", ou então "estas pessoas se anulam demais".

Se você realmente pensa assim, talvez você ainda não seja idosa como eu e suas prioridades ainda sejam ir nos shows que terão no próximo mês. Mas talvez, quando você ficar medievalmente senil como eu, talvez você já tenha tomado mais tombos da vida e perceba que o verdadeiro heroi não é o que sai sem rumo definido, e sim aquele que mesmo sabendo que o rumo correto não é o que ele gostaria para ele, ele segue em frente.

Porque o verdadeiro heroi sempre fica no anonimato, e tenta salvar a mocinha - e o mundo - de apuros. E todos usam máscara ou disfarce, e não ficam postando o quanto são OS caras nos facebooks e instagrans vida afora...

PS - assistam a novela. Vale mesmo a pena.

PS2- outro dia, na mesma novela, a Esther (Regina Duarte) deu uma aula sobre raiva e tristeza... a ser desenvolvido em posts futuros, certeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário