quinta-feira, 6 de agosto de 2015

foco no lugar errado


ouvindo uma das músicas mais lindas que existe, aqui.

Você já reparou como existe um grupo de pessoas que aponta defeitos e problemas mas não move uma palha para tentar ajudar ou arrumar a bagunça?

Eu já.

E me deparei in loco com isto nesta última terça-feira, quando estava fazendo meu trabalho voluntário semanal de décadas e uma das pessoas do grupo ficou h-o-r-a-s (mentira, foram minutos. Intermináveis, na minha opinião, mas enfim) falando que "a outra sala está perdida", "a outra sala está desorganizada", "TUDO ESTÁ DESORGANIZADO", "se não há comunicação com a outra sala nós temos culpa nisto", e a toada seguiu nestes minutos que, me diz, não pareceram horas?

O gran finale foi => NÓS PRECISAMOS AJUDÁ-LOS, dito em meio a olhos esbugalhados e uma sofrência que  Pablo ficaria orgulhoso por ter feito escola...

Apenas olhei para a pessoa após deixá-la desabafar - pausa para uma dica importantíssima da tia => muitas vezes pessoas chegam do nada e precisam falar! deixe-as falar! Não interrompa para dizer qualquer coisa que não seja "hummm" ou "ahan" ou fazer caras e bocas, mas NÃO A INTERROMPA! Acredite, é melhor assim - e disse, olhando em seus olhos após um suspiro para aparentar sabedoria mas na verdade estava contendo minha ira:

Como podemos ajudá-los?

O_O

Essa carinha acima foi a cara que ela fez. Se soubesse desenhar com caracteres colocaria uma boca semi-aberta escorrendo um início de baba, mas não sei então vida que segue.

Ela não soube responder. Ela não sabia responder. Ela só queria apontar erros e problemas e coisas ruins e falhas e tudo o que estava errado.

Mas ela não sabia dar uma única sugestão medíocre que fosse para tentar ajudar um pouco que fosse aquela coisa tão completamente errada que ela enxergava.

Moral da estória => às vezes ficamos tempo demais apontando e vendo e esmiuçando erros. E durante este tempo que não volta perdemos grandes oportunidades de tentar achar uma solução.

Porque focar demais nos problemas pode nos impedir do básico -> encontrar uma forma de sair desta cilada.

#ficadica

Um comentário:

  1. aahh, minha amiga,me encontro diariamene nesse mar de "apontamentos" e tentando sair deles com uma ação efetiva para que os erros e os apontamentos nao sejam uma constante em minha vida. Saudades!

    ResponderExcluir