quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Snaps Motorizados


"Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer fazer errado" (Abrahan Lincoln)

Como se não tivéssemos redes sociais suficientes para perdermos gastarmos nosso tempo, eu, por ossos do ofício, tive que me cadastrar em mais uma. O tal do Snapchat (sim, sei que é notícia velha, mas a tia é velha então estou sendo super coerente me deixa).

Este Snap, para quem não sabe, funciona assim: eu posto vídeos de 10 segundos em tempo real (se Nossa Senhora da Conexão Lenta deixar), e vou gravando e postando porque né, quem consegue concluir um raciocínio inteiro em 10 segundos?

Então comecei a seguir um povo lá, para ver o que eles postam. Se eu quiser interagir com esta pessoa, tenho que gravar um vídeo também (posso mandar uma foto ou print, algo estático) dos mesmos 10 segundos. O que eu já postei? Exato, zero! Mas isto sou eu e bom, sou estranha.

O que eu percebi: várias pessoas gravam seus vídeos enquanto dirigem. Postar é outra coisa, pois depende-se da conexão, mas a gravação é clara: foi feita enquanto a pessoa dirigia.

E isso me incomoda.

E sim, sou chata e velha e ~recalcada (a palavra que cabe para tudo quando o vocabulário do locutor é escasso)~ etc. etc. etc.

E além disso tudo aí, eu acho isto o-fim-da-picada.

Porque a cada 10 segundos a pessoa precisa apertar o botão de salvar o vídeo, e mesmo que a pessoa só aperte e grave olhando para a rua enquanto dirige, bom, a pessoa está dirigindo. E ela dirigir afeta outros que não tem nada a ver com a história, eu inclusa.

Uma menina que eu sigo decidiu não mais gravar e/ou postar enquanto dirige (@Beca_Brait) e achei isto demais. Gostaria MUITO que ela levantasse esta bandeira, mas é complicado quando pessoas mais influentes dão o exemplo oposto e seus seguidores falam amém sem nem pestanejar.

(momento reflexão profunda: algo que eu acho bizarro => a pessoa faz algo errado - e isto não sou eu que acho baseando-se nos meus conceitos filosóficos de vida - e ainda acha que está certa. e ainda tenta contra-argumentar com argumentos vazios, porque ela-está-errada-e-quem-diz-isso-é-a-lei. Mas ela faz, espezinha os recalcados, "inspiram" seus seguidores e bom, círculo vicioso errado entrando em loop infinito. exemplo real e básico: algumas pessoas que sigo são "formadores de opinião" e... claramente afirmam que às vezes saem e bebem e... dirigem. e que são humanos, e que também erram, e que todos erram, e que você só pode falar algo se tiver teto não de vidro... bom, cansei de explicar o óbvio).

Eu só penso que isto talvez mude quando algum bam-bam-bam se envolver em algo mais sério e, a partir daí, passar a divulgar que não mais gravará/postará enquanto dirige. Agora veja a sutileza: a pessoa pode se envolver em algo sério sozinha, mas ela pode nesta brincadeira levar outros incautos de plantão junto. E ai? Ah, claro, o fato do problema acontecer por si só não mudará nada; a mudança ocorrerá quando este "formador de opinião" lançar a campanha NÃO GRAVE SNAPS ENQUANTO DIRIGE (e quem sabe ganhar uns dinheiros em troca disto).

Me preocupo porque posso estar no lugar errado na hora errada e sofrer consequências por coisas evitáveis que independem da minha vontade. Me preocupa mais ainda que aqueles que amo possam sofrer estas mesmas consequências (pausa momentânea para bater na madeira neste momento).

E me entristece saber que ser cool geralmente está atrelado a quebrar regras.

E que infelizmente só passamos a prestar atenção no que realmente importa quando a merda já está espalhada no ventilador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário