quinta-feira, 17 de novembro de 2016

pedestres

vamos falar sobre pedestres? VA-MOS VA-MOS (no ritmo, vem gente).

eu, vocÊ, sua professora da 5ª série, temos em comum o que? Simmmmm, em algum momento da vida fomos/somos pedestres. e, aparentemente, esta arte - ser pedestre - é algo complexo, então a tia aqui vai te ajudar a seguir algumas regras básicas.

(se vocÊ já for ninja platinum jedi yoda nas regras, repasse para aqueles que ainda não o são. e PASMEM, estas pessoas existem).

se vocÊ mora em uma cidade grande como São Paulo, em vários locais as calçadas são estreitas. Junte a este pequeno detalhe o fato de que parte da calçada certamente estará tomada pelo carro que vende PAMONHAS PAMONHAS PAMONHAS (se vocÊ já ouviu este mantra ele acaba de te inundar novamente e TCHARANNNN vocÊ agora ficará com isto na cabeça HAHAHAHAHAHAH risada de bruxa) VOLTA ou então pessoas que sentam para fazer piquenique ou então aqueles que resolvem protestar contra o pouco espaço nas calçadas (coerÊncia é tudo na vida) E-N-F-I-M => vamos de matemática básica: calçada estreita + vários empecilhos de um lado + vários empecilhos do outro lado + vocÊ tentando andar por esta calçada. O que dá? DESASTRE! E por quÊ?

PORQUE TEM GENTE QUE INSISTE MESMO NESTAS CALÇADAS MINÚSCULAS E CHEIO DE COISA NO CAMINHO VEJA BEM ESTAS PESSOAS INSISTEM EM ANDAR EM GRUPO UMA-AO-LADO-DA-OUTRA! E obviamente elas param NO MEIO DO CAMINHO para olhar vitrine ou atender celular ou procurar algo na bolsa ou olhar a natureza WHATEVER.

Neste momento aprenderemos o conceito de fila indiana. Sabe o que é fila indiana? Peraí que vou dar um google para já tirar esta dúvida.

AHÁ! olha ai o que o google fala sobre fila indiana. Acompanhe: "Significado de Fila indiana. Pessoas ou coisas dispostas uma atrás da outra. Expressão surgiu a partir da forma de caminhar dos índios da América que,caminhando uns atrás dos outros, tapavam as pegadas dos que iam na frente."

Notou um grifadinho ali em amarelo. Fui eu hihihi. UMA ATRÁS DA OUTRA, NAO AO LADO, NO MEIO, EM GRUPO. UMA ATRÁS DA OUTRA. Vamos ilustrar com figuras para os que ainda possam ter dúvidas:



Entendeu? Ah, é para andar assim nas calçadas estreitas? É! Mas quem manda, onde está a lei? ESTÁ NO BOM SENSO! Ou não reclama se tomar empurrão ou te cutucarem para vocÊ sair do caminho. Ok? Ok!

Continuando: se vocÊ é pedestre e os carros estão passando, ao chegar À esquina ESPERE NA CALÇADA para atravessar a rua. espere SOBRE A CALÇADA. Isto significa: NÃO coloque seus pés na rua nem na faixa de pedestres. ESPERE NA CALÇADA. Por que disso? Porque tem motorista que faz curva extremamente fechada, e vocÊ corre o risco de ter seu pezinho amassado por uma roda de carro. AH, VOCê ESTÁ EXAGERANDO! FILHA, ENTÃO ESPERE NA RUA! se quiser ser ninja ande inclusive dois passos da calçada. E seja feliz!

Temos também o caso de pedestres que resolvem ninjamente atravessar correndo quando o semáforo está aberto para os carros. MANOOOO não. Sabe por que não? porque há uma grande chance de vocÊ tropeçar, de cair algo da sua mão e vocÊ querer voltar para buscar, de em resumo DAR MERDA. Entao espere o semáforo abrir PARA VOCê e ai vocÊ atravessa? Ok? Ok!

Outras coisas básicas: não é porque o semáforo de carros está amarelo que vocÊ, amigo pedestre, pode atravessar a rua tranquilamente. Aqui em São Paulo amarelo acho que significa "vai que dá". AHHH MAS EU QUERO, ELE TEM QUE PARAR E ISSO E AQUILO. De novo: filha, então atravessa! E seja feliz.

No mais, sobreviver convivendo com outros serumaninhos aparentemente está cada vez mais difícil. As pessoas não tem noção que dividem espaços públicos com outros. Ah, tem a questão de segurança modalidade "assaltos": vocÊ pedestre, não fique olhando para o tempo enquanto espera sua vez de atravessar a rua. VocÊ pode chegar ao seu destino e daí perceber que abriram sua bolsa e roubaram seus pertences. E acredite: tem casos próximos À avenida Paulista de engravatado assaltando em horário de almoço. Pensa que é fácil?

Então amores, fiquem quietinhos na calçada, atentos, esperando sua vez de atravessar. Quando puder, não vá em cÂmera lenta, mas também não saia estilo Usain Bolt. Coisas aparentemente simples podem ser dificultadas sobremaneira. Tentemos então fazer nossa parte, né?

(tive que acabar este post assim do nada rapidinho porque tenho que ir trabalhar HA beijos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário