quarta-feira, 30 de novembro de 2011

autossabotagem - parte III e final. Final?


Ontem uma menina desmaiou na academia. Era horário do almoço, achei que ela estava em jejum, sei lá. Depois de acordar, ela disse que já tinha malhado cedo, estava ali naquele horário e voltaria à noite. "Nossa, será que é treino para alguma corrida? Será que ela perdeu alguma aposta?" Todos voltaram aos seus treinos até que ficamos perto dela eu e a professora. Para nos certificarmos que estava tudo bem, sabe? Até que ela disse a seguinte coisa: estou com muito peso na consciência e treinando loucamente desde ontem porque no domingo comi um bombom. O_O

Sim, ela disse isto. Eu olhei para ela e achei que era brincadeira, tanto que perguntei se ela tinha algum problema de saúde, dei uma risadinha antes para ela não ficar chateada de ninguém rir da piada dela, enfim... Não, era verdade. Ela estava malhando 3 vezes por dia sem nada no estômago, por que no domingo ela comeu um bombom. Eu olhei para ela já tendo que controlar o exu violento que toma conta de mim nestas horas, mas mantive a elegância e disse: é sério isto? Sim, era. E ela enfatizou o fato de estar com muita vergonha de si mesma por ter comido o bombom já que ela tinha feito uma lipo paga pelo pai (algo enfatizado n vezes) há uns meses. E ela tinha 21 anos (ai não sei por que ela ficava repetindo isto; talvez uma tentativa de me chamar de velha?)

Olhei MUITO SÉRIO para ela e só perguntei "POR QUE VOCÊ SE FAZ ISTO?" Burra, não deveria ter perguntado. Ela começou a chorar e disse que o namorado ficava chamando ela de fofucha, gordinha, apelidinhos carinhosos, e que jogava na cara dela o bombom pós-lipo-paga-pelo-pai.

Perdi a elegância logo ali. Falei para ela pegar o dinheiro dela ou do pai ou se quisesse indicava onde tinha terapia gratuita, mas era para ela parar tudo e fazer terapia + análise. Que eu não sabia nada da vida dela, mas ver alguém prejudicando a saúde por que o pai pagou a lipo ou por que o namorado falava que ela era "gordinha", honestamente não dava. Falta de amor próprio tem limite, e que ela deveria ver qual era o dela. Sei lá, nem me lembro, mas fiquei fula da vida que a outra desmaiava para agradar os outros.

Este texto poderia ser um dos vários da coletânea AUTOSSABOTAGEM. Acho até que é. Penso em quantas pessoas não fazem absurdos para serem magras (note: a menina era normal. Não era magra, nem gorda. E se não tivesse falado que fez lipo ninguém saberia). Será que vale a pena? Será que isto não esconde zilhares de coisas por trás?

ATÉ QUANDO NOS PUNIREMOS PARA AGRADAR OS OUTROS? No fundo no fundo, acho que a coletânea se resume a isto...

PS - ah sim, ela se recuperou... e voltou para a esteira...

2 comentários:

  1. É um tipo de carência que realmente não compreendo! Quanta perda de tempo, não?!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Elaine, fiquei chocada com o comportamento dela. Mesmo! Não sei o que é, mas gente, deu pena...

    beijos beijos beijos

    ResponderExcluir