sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Quantos NÃOs são necessários?


Quantos NÃOs você já tomou na vida? Sério? Aposto que bem mais que os mirradinhos "sim" que você coleciona... E você é uma daquelas pessoas que ao ouvir o primeiro põe seu rabinho debaixo das pernas e sai tentando ser invisível? Ou você é daquelas que lutam até onde der, até onde você traçou como sendo o limite? Ou você continua tentando, tentando, até... bom, preencha você os três pontinhos anteriores.

A gente lê sobre pessoas que tiveram seu livro recusado 42 vezes, e só na 43ª ela foi publicado (caso do livro The Help, que é atualmente o livro mais lido nos EUA e que baixou por aqui com o título A Resposta, e que também virou o filme que é cotado para ser o grande vencedor do Oscar do próximo ano - se chama Histórias Cruzadas o filme, vai entender). Ela tomou 42 "não". Me pergunto se eu teria a mesma tenacidade que a moça.

Penso nisto porque ontem ouvi uma menina dizendo para outra (duas mulheres, na verdade) "você não pode desistir! Não agora que chegou tão perto". Me pergunto: após trocentas tentativas você está cansado, certo? E qual o problema de desistir ali?  Se a pessoa decide largar tudo e ir morar em uma oca, mesmo tentado muito algo que não deu certo, por que ela não pode desistir? Este "chegou tão perto" é garantia de sucesso num curto prazo de tempo?

Na verdade meu medo não é nadar e morrer na praia. Meu medo é tentar loucamente algo que, lá na frente ou aqui do lado, eu possa não concretizar. E se eu fiquei me esgoelando para conseguir algo que não era para ser? Kurt Cobain disse uma vez que a gente precisava ter cuidado com o que queria, por que poderíamos acabar conseguindo. Você nunca pensou que talvez você tente, tente, (...), tente algo e não consegue pelo simples motivo que não é para ser?

A pergunta, com A maiúsculo, acaba sendo: será que insistir demais em algo que não vem não seria um sinal dos deuses, duendes, fadas, orcs, sei lá eu, de que simplesmente NÃO É PARA SER? Ou será que precisaremos tomar 42 "nãos" para ouvir o tão esperado "sim"? Qual será o nosso número da virada? OU melhor, ele existe?

Um comentário:

  1. te falei que o livro era sensacional!!
    mas nao acredito que serah um hit no brasil... pq tem a estoria da segregacao racial nos eua.. somente se for MUITO bem traduzido, neh?!?... btw, vc quer um pedaco do bolo de chocolate da minny?? HAHAHAHAHAHAH

    ResponderExcluir