quarta-feira, 16 de novembro de 2011

RÓTULOS


Sou alta, magra, gorda, bonita, feia, feliz, depressiva, insone, chata, cabeçuda, romântica, sonhadora, guerreira, bla bla bla. Nos damos vários adjetivos, nem todos positivos, e algumas vezes outras pessoas nos rotulam. Colocam um post-it no nosso braço nos colocando em determinadas categorias. Já viu isto? Ou se fez isto? Eu já! E muitas vezes...

Até que vi um episódio de Being Erica (agradecimentos eternos à @mariaritamm que me apresentou ao seriado, e vale a pena ficar baixando da net episódio a episódio) onde ela se questionava a seguinte coisa: cada vez que recebemos um rótulo, abrimos mão de todo o resto. Nos colocamos em uma caixinha ou somos lá colocados, e lá permanecemos. E por que isto? Para que?

Vivo falando que sou isto, sou aquilo, aqui em outros posts antigos mesmo. Sim, sou alta para os padrões tupiniquins, mas duvido que assim seria na Rússia. Sou gorda para os padrões daqui, mas sou super normal em outros países, apesar do meu manequim não ser 38. Sempre que nos colocamos um rótulo é relacionado (comparado talvez?) ao contexto em que nos inserimos. Problemas com isto? Sim, um grande problema: tendemos a nos ver como apenas as etiquetas que carregamos conosco. Nos limitamos a isto. Não é problema suficiente para você? Para mim é!

Não sou apenas os n rótulos que me dei ou me deram. Sou muito mais do que isto! E não quero ser limitada por clichês. Meus horizontes são mais amplos do que delimitações (auto)impostas. E tenho muito receio quando as definições carregadas não são positivas. As palavras tem peso, e são muito mais pesadas quando negativas. Já reparou?

Não sei, tô com ruga na cara e nunca tinha pensado nisto... Mas decidi me libertar um pouco dos adjetivos cuja carapuça vesti. A vida já é difícil por si só, não preciso ficar catando pedras para carregar nos bolsos...


3 comentários:

  1. eu tento, mas na hora que uma palavra negativa vem sobre mim, ô vontade involuntáris que eu tenho de ficar martelando ela na cabeça e me perguntando se sou assim mesmo, o que eu fiz pra pessoa me rotular desse jeito.

    ResponderExcluir
  2. as palavras tem o peso que damos a elas... talvez, mais facil seria aprender a deletar o que nao interessa e negritar o que interessa... a vida eh mto curta para vivermos os sonhos dos outros e darmos tanta importancia a pessoas que nao tem importancia...

    ResponderExcluir
  3. pena que nao é tao fácil na prática né... mas um passinho de cada vez...

    ResponderExcluir