sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acomodada


Ouvindo Marisa Monte... aqui.

Já fiz um post sobre ela, mas não encontrei (quem encontrar me avisa que eu embedo o link aqui ok?). Resumo: ela teve a coragem de sair de um casamento de 11 anos para... ser feliz. Ela queria ter sua família - esposa, marido, filhos, cachorros e flores na janela. Ele tem como nome do meio "egoísmo". Sempre pensava em sua carreira, sua vida, suas escolhas. Ela que se adaptasse. Quando ela ameaçava largar o barco, ele sussurrava que era questão de tempo até eles formarem a família tanto esperada. Por ela. Ela acreditava. E um dia, enquanto fazia a janta que ele tanto gostava, ela olhou para ele e soube ali que não, não era o que ela queria para sua vida. Orava todos os segundos "peço, entrego, confio, agradeço". Era seu mantra. Um dia, ela decidiu: não era MESMO o que ela queria para a vida dela. E teve a coragem de pegar suas trouxas e seguir seu caminho, absolutamente despedaçada e sem rumo.

Semana passada, numa daquelas coincidências da Vida, a eterna fanfarrona, nos encontramos e conversamos. Não falava com ela desde que ela saíra de casa para voltar para o mundo lá fora. Ela linda, sorridente, feliz e, o principal, transbordando felicidade. Nestas três horas em que conversamos, perguntei tudo o que quis, sempre deixando claro que ela só responderia se quisesse. Ela respondia "Ká, amada! Imagina!" E entre risadas e olhos marejados, descobri que ela tinha encontrado a felicidade (ou será que foi o contrário e ela foi encontrada?).

Ela voltara para sua casa no Sul. Recomeço do zero. Focou no trabalho, em tentar manter a sanidade. Neste meio tempo, conheceu uma pessoa que se apaixonou por ela antes de conhecê-la pessoalmente. Ela não tinha condições de nada; ainda curava feridas profundas. Ele, com toda a paciência, carinho, espaço e amor, a ajudou neste processo. Ela se recuperou. E formou a família que tanto queria, com sua filhinha de cabelinho ralo e sorriso de gengiva (eu que sonhei isto e já falei para ela) encomendada e não querendo nascer. Acho que ela sente tanto amor que não quer sair de onde está. Sortuda ela; mal sabe a mãe que terá.

Soube que a vida tomara seu rumo (ah, sua fanfarrona). Perguntei para ela A questão: amiga, como você conseguiu? Como você teve coragem? Ela respondeu que só tinha medo de uma coisa: se acomodar. E ela sempre falava e pensava e vibrava que não queria se acomodar. E ela disse também que "confiava muito". Não me disse no que, mas sorriu feliz feliz feliz.

Ela me disse que sempre verá e lerá os livros da Martha Medeiros e se lembrará de mim (eu que a introduzi à minha musa-escritora, confesso). Ela repetia sempre seu mantra, e disse que um dia eles ainda conversarão. Não sei, e isto não importa. O que importa é que ela teve a coragem que tantos buscamos para sair da vidinha. A dica: não se acomodar. E confiar. Não sei em que, então digito e sorrio.

Que eu, você, todos nós e mais alguns não nos acomodemos com coisa alguma, em qualquer área da vida. Que tenhamos a coragem de seguir adiante quando SABEMOS que não estamos felizes. Que consigamos suplantar nossos medos e que confiemos. "Peço, entrego, confio, agradeço." Porque às vezes precisamos dar um empurrãozinho para a Vida, esta fanfarrona...

PS - F., obrigada. Lembro quando você passou por aquela época sufocantemente infeliz. E ter te visto semana passada me mostrou mais uma vez o quanto é possível. Obrigada por ter me mostrado que sim, é possível. É possível... abandonar o que sabemos errado para tentarmos, mesmo sem sabermos se ocorrerá, ser feliz. E que sua filhota, já tão amada por todos, venha ao mundo com saúde. Uma boa hora amiga... E, independentemente de onde estiver, sempre pensarei em você e lembrarei o que você me ensinou... a ter coragem.

PS2- na madrugada do dia 25 de junho de 2012, mais precisamente 'as 00:25, veio ao mundo Nicole, em um parto humanizado, na água, pesando mais de 3,500kg. Seja bem-vinda, pequena... Mal sabe você a sorte de ter escolhido a mãe que escolheu...

2 comentários:

  1. Terminei de ler o texto com lágrimas nos olhos. P***A, Karina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. update só para voce entao: na madrugada do dia 25 de junho de 2012, em um parto humanizado, sereno, na água, veio ao mundo Nicole...

      Excluir