segunda-feira, 25 de junho de 2012

Comparações Inúteis ou Os Outros


Trilha sonora do dia é Vamos Fugir...  aqui

Conheço gente que sempre se compara a outros. Tanto faz se conhecem ou não estes outros, mas vivem se comparando... e perdendo. Porque deveriam estar no mesmo patamar que outros estão, já deveriam ter feito isto, ter aquilo e por ai vai. Uma eterna derrota. Você é assim? Porque se for, acho que voltamos à trilogia dos post sobre autossabotagem, que de trilogia não tem nada e tá mais para Harry Potter volume 22. Afinal, o problema são os outros? Ou será que é você?

Sempre haverá gente melhor e pior do que você considera o ideal de onde você gostaria de estar. Quando você se compara aos piores, acha pouco do seu esforço e conquistas. Quando se compara aos melhores (oi?), se acha uma bosta. A questão é: estes questionamentos já nasceram errados. Tanto olhando para cima quanto para baixo, está tudo errado. Sabe o porquê? Porque CADA UM TEM UMA ESTÓRIA DE VIDA, simples assim.

Penso que devemos tomar muito cuidado para não nos contaminarmos por estes contextos impostos. Não tem como viver em uma bolha, estamos sempre inseridos em algo. A coisa é que, uma vez inserido no contexto que for, você pode começar a se comparar, e ai o estrago já está feito. Acho que requer uma boa dose de autoestima e auto-conhecimento para não cair nesta armadilha de tentar se adequar aos modelinhos... Você pode se adaptar, não se adequar... Percebe a sutileza e a grande diferença? No fundo, a verdade é que você tem sua estória de vida, com seus tropeços, acertos e erros. E esta sua estória é ÚNICA. É só sua. E porque raios você não acha sua estória a mais bela de todas? Alguém por acaso sabe pelo que você já passou? Porque você valoriza o alheio ao invés das suas conquistas? Elas são poucas? Ora, mas você fez o que podia? A gente sempre faz o melhor que pode, mesmo que seja bem abaixo das (nossas) expectativas.

Uma das vantagens que percebo em ficar mais velha é cada vez menos se comparar a estes padrõezinhos generalizados. Não sei se é porque tive que aprender a ser assim, mas valorizo muito cada passinho microscópico que já dei e dou na vida. Podem me olhar, me julgar, achar qualquer coisa que seja. Mas só eu, e apenas eu, sei o que me custou cada passo e tombo e sorriso e lágrima. Aqueles que torcem por mim tem meu eterno agradecimento. Aos que me julgam ou olham de soslaio por não me "adequar", meu beijo. E não me liguem, porque a bem da verdade, estou nem ai para vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário