segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

geração troco likes



"Troco likes". "SDV". "Segue? Sigo de volta". Se você não sabe o que é isto, a tia explica: no instagram, principalmente, é comum você ver, logo abaixo as postagens, pessoas escrevendo isso ai. Não uso tanto assim o Facebook e não me lembro de ver isso no Twitter, mas deve existir coisa parecida, certeza...

Ah sim, antes que eu me esqueça: "troco likes" a pessoa escreve querendo indicar o seguinte => ele vai clicar o botão de CURTIR daquele post e você deve então ir no perfil do moço e curtir os posts dele também... Para que isso? Não tenho a menor ideia! (opa, botão curtir... Oi Facebook).

"SDV" eu tive que perguntar pros universitários mas descobri que significa Sigo de Volta. A pessoa te seguirá no aplicativo, ou seja, tudo o que você postar ele receberá, mas você tem que antes segui-lo, para ver as postagens dele também seeeempre que ele postar algo. Para que isso de novo? ______ (preenche aí porque eu não sei o que colocar)

Não sei o que define estes fenômenos. Você quer ter vários seguidores para se sentir popular? Mesmo que estes seguidores não o sigam por vontade própria, e sim porque você também o seguirá e vocês terão então mais Capital Social (aprendi o significado disto com a @ann_wagner e seu super TCC. Beijos Anninha)?

Acabo de lembrar que alguns perfis, quando tem muitos seguidores (não sei se espontâneos, vai saber...), fazem posts engraçadinhos divulgando outros perfis. Fui conhecer então o outro perfil e, pasmem, ele divulgava o outro. Tiro trocado não doi? Divulgação trocada também não deve doer então...

Sei de gente que ficou RYKA através destas mídias sociais. Sei também que, quanto mais seguidores você tem, mais formador de opinião você é. Parece lógico então estas pessoas serem procuradas por empresas para divulgação de seus produtos. Ok, tudo faz sentido. Mas para pessoas anônimas, o objetivo é aspiracional? Quero ser você no futuro? Ou apenas fico triste porque não tenho tantos seguidores?

Tento entender o mundo em que vivo, acho que por questão de sobrevivência. Sei que sou a Tia dos Gatos (sem os gatos) e, como diria Fernanda Montenegro, para certos assuntos sou medieval. Mas o mais confortável para mim é não entender certos comportamentos e ficar feliz por não fazer parte deles. Porque eu não SDV ninguém, meus posts são bloqueados e não acho que tenho a vida mais interessante do mundo para ficar divulgando por ai. Mesmo que tivesse, não sei se postaria. Felicidade demonstrada incomoda e traz vodu. E eu não gosto de perder quando jogo em casa...

No mais, "flw vlw", que aprendi que no novo idioma da língua internética portuguesa significa "falou, valeu". E é assim que as pessoas falam Tchau agora...

Atenciosamente,

esta que vos escreve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário