terça-feira, 15 de dezembro de 2015

opinião ou julgamento?



Qual o limite entre dar sua opinião sobre algo e julgar? Onde acaba um e começa outro? Ou os dois se confundem (e no fundo são a mesmíssima coisa?)

Sempre considerei pessoas que falam o que querem, o famoso "falo na cara", dedo em riste e algumas gotículas de saliva voando, no mínimo deselegantes. Mal-educadas. Ai veio o muso Flavio Gikovate e escreveu lindamente corroborando com meu pensamento: que estas pessoas não tem  famosa personalidade forte e são sim mal-educadas.

Dai eu vejo e leio cada vez mais pessoas sendo endeusadas por "terem personalidade forte". O que caracteriza isto? Aparentemente, para varias destas pessoas significa o tal falar na cara. Mas sempre disfarçado por "não estou julgando, estou apenas dando minha opinião, e como minha opinião não segue a maioria, bla bla bla..."

Aliado a isto, tenho a sensação de que vivemos uma época em que, muitas vezes, expressar sua opinião sobre algo pode descambar para uma ma interpretação generalizada e você pode ser taxado de coisas que sequer imaginou possível, simplesmente porque abriu a boca ou digitou rapidamente. O limite (acho que esta eh a palavra deste texto) entre o correto e o errado - e o politicamente correto in between - tem deixado tudo meio cinza. E não tenho opinião formada sobre isto ser bom ou ruim...

Eu penso assim: eu emitir minha opinião vai acrescentar algo? Se for, mesmo que a pessoa não entenda ou leve de forma positiva minha opinião, vale a pena oferece-la? Tenho que basear minha vida então no que o outro sente ou acha? Mas isto não eh balizar minha vida pelas pegadas de outros?  E a tal estoria de que a gente ter que fazer o que tem vontade e quer fazer? Se eu omito minha opinião pessoal, estou julgando? Tem como julgar sem omitir opinião?

No fundo, nao sei nenhuma das respostas acima. E não sei também se esta estória tem um certo e um errado. So sei que penso ser muito cômodo se esconder atras de títulos como "personalidade forte" para falar horrores.

Se eu fico sempre pisando em ovos, posso terminar com dores nos pés no final do dia... Mas ao mesmo tempo, pisar em ovos suja os pés, sejam eles orgânicos ou nao...

Então te pergunto: opinar eh o mesmo que julgar? Você opina sempre? Você tem "personalidade forte"? Quem não opina tem personalidade "fraca"? Qual o limite entre estes dois lados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário